MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO

 

 

  • Apoio ao regresso de cidadãos portugueses e lusodescendentes residentes na Venezuela

O IEFP tem uma nova funcionalidade no portal iefponline que permite a portugueses e lusodescendentes, residentes na Venezuela, candidatarem-se a ofertas de emprego em Portugal.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em articulação com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), desenvolveu uma solução na sua plataforma online para facilitar o regresso de cidadãos portugueses e lusodescendentes que residam na Venezuela e pretendam trabalhar em Portugal.

Assim, está agora disponível no iefponline uma área específica onde, os portugueses e lusodescendentes que residem, atualmente, na Venezuela podem consultar e manifestar interesse em candidatar-se a ofertas de emprego disponíveis em Portugal (“Venezuela – Regresso a Portugal”). Cabe ao IEFP assegurar o processo de ajustamento, em articulação com as entidades empregadoras.

Para garantir que estas pessoas têm condições para regressar a Portugal e ingressar rapidamente no mercado de trabalho, o IEFP tem estado em contacto com vários empregadores e associações de empregadores que têm expressado disponibilidade para apoiar esta situação de emergência através da sinalização de vagas de emprego que podem ser preenchidas por estes cidadãos.

 

Para mais informação,  em particular sobre os aspetos a ter em conta para o regresso a Portugal, recomendamos a consulta do “Roteiro de Regresso a Portugal”.

  •  Estágios Profissionais e Contrato-Emprego

|Candidaturas para 2018

O Conselho Diretivo do IEFP aprovou o calendário das candidaturas para 2018.

O quadro legal das medidas Contrato Emprego e Estágios Profissionais atribui ao Conselho Diretivo do IEFP a competência para a definição dos períodos de abertura e encerramento de candidaturas.

Assim, informa-se que por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP de 05-12-2017, foram aprovados para o ano de 2018 os seguintes períodos de candidatura às medidas Contrato-Emprego e Estágios Profissionais:

Contrato-Emprego

  • 1.º período – 1 de março a 31 de março de 2018
  • 2.º período – 1 de junho a 30 de junho de 2018
  • 3.º período – 1 de setembro a 30 de setembro de 2018

Estágios Profissionais

  • 1.º período – 1 de fevereiro a 1 de março de 2018
  • 2.º período – 1 de maio a 1 de junho de 2018
  • 3.º período – 1 de julho a 31 de julho de 2018
  • 4.º período – 1 de outubro a 2 de novembro de 2018

Mais informação em Contrato-Emprego e Estágios Profissionais.

 

  • Emprego-Inserção

Contrato Emprego-Inserção

Realização, por desempregados subsidiados, de trabalho socialmente necessário que satisfaça necessidades sociais ou coletivas temporárias, no âmbito de projetos promovidos por entidades coletivas públicas ou privadas sem fins lucrativos,durante um período máximo de 12 meses.

Mais informações aqui

Contrato Emprego-Inserção +
Realização, por desempregados beneficiários de rendimento social de inserção, de trabalho socialmente necessário que satisfaça necessidades sociais ou coletivas temporárias, no âmbito de projetos promovidos por entidades coletivas públicas ou privadas sem fins lucrativos, durante um período máximo de 12 meses

Mais informações aqui

Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego

 

A partir de 18 de setembro e até 30 de novembro está aberto o prazo de registo e candidatura, para a Ação 1, do Programa empreende Já

Se estás desempregado/a e não estudas, não estás a fazer formação nem participas em nenhum estágio, podes registar-te e fazer a tua candidatura, na Plataforma do Empreende Já

Consulta o Regulamento 467 -A/2017 ,  e se tiveres dúvidas contacta os serviços do IPDJ. 

 

 

Resultado de imagem para wanted business ideas

O “Wanted Business Ideas” é um concurso de captação de novas ideias e negócios, promovido e organizado pela Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, sob a coordenação da CIM Viseu Dão Lafões, em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu e com o apoio institucional da Federação Nacional de Associações de Business Angels, do Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões e com o apoio do Crédito Agrícola. Tem como objetivo a criação de novas empresas, e a mobilização de potenciais empreendedores, visando a sua capacitação empresarial adaptada às diversas fases de estádio da sua ideia. As ações a desenvolver, no âmbito do WANTED BUSINESS IDEAS, destinam-se a:

– Fomentar a inovação e a criatividade na região Viseu Dão Lafões, assim como atrair projetos inovadores que possam ser desenvolvidos na mesma;

– Identificar indivíduos com potencial empreendedor;

– Identificar ideias de negócio inovadoras capazes de se materializarem e converterem em negócios viáveis, sejam pequenas iniciativas emergentes de pequena escala ou sejam negócios com forte potencial de crescimento. 

 

 

O COOPJOVEM é um programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo, destinado a apoiar os jovens na criação de cooperativas, como forma de desenvolvimento de uma cultura solidária e de cooperação, facilitando a criação do próprio emprego e a definição do seu trajeto de vida.

Mais informações aqui

Programa de apoio à criação de empresas e criação do próprio emprego

Programa de apoio à criação de empresas e criação do próprio emprego que contempla as seguintes
medidas:
Apoios à criação de empresas – medida de apoio à criação de empresas de pequena dimensão, com
fins lucrativos, independentemente da respetiva forma jurídica, incluindo entidades que revistam a
forma de cooperativa, que contribuam para a dinamização das economias locais
Programa Nacional de Microcrédito, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da
Economia Social (PADES) – medida concretizada pela Cooperativa António Sérgio para a Economia
Social (CASES)
Apoio à criação do próprio emprego por beneficiários de prestações de desemprego – medida de
apoio a projetos de emprego promovidos por desempregados subsidiados, desde que os mesmos
assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores.

Mais informações aqui

Apoios à Criação de Empresas – medida no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, que consiste na atribuição de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos, incluindo cooperativas, através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias.

Mais informações aqui

Programa Nacional de Microcrédito – medida no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, que consiste no apoio a projetos de criação de empresas promovidos por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante.

Esta medida é desenvolvida em parceria com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).4

Mais informações aqui

Investe Jovem – Programa destinado a promover a criação de empresas por jovens desempregados, através das seguintes modalidades de apoio:

  • Apoio financeiro ao investimento
  • Apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores
  • Apoio técnico na área do empreendedorismo para reforço de competências e para a estruturação e consolidação do projeto

Mais informações aqui